QUEM SOMOS
Nossa causa é trabalhar questões da educação numa perspectiva intercultural, tendo como prioridade despertar o sentimento de pertencimento entre os participantes e o amadurecimento profissional e social da comunidade interna do IFSP.
Em 2017, foi proposto o Projeto de Extensão “Cultura Brasileira para Estudantes Hispano-Falantes”, que privilegiou o ensino da Língua Portuguesa para estudantes que gostariam de fazer os processos seletivos de cursos técnicos nível médio em Institutos Públicos. No entanto, verificou-se que as necessidades dos estudantes eram além da barreira linguística, mas sim em outras áreas, como compreensão de texto. Dessa forma, passou-se a apresentar nos editais seguintes (2018 e 2019) propostas que visavam a oferecer um maior conhecimento do local onde vivem, por meio da História, da Geografia e de outras disciplinas, e de visitas a museus, centros culturais, bibliotecas e parques; a apresentar possibilidades para o futuro acadêmico e profissional, de modo que enxerguem um futuro de sucesso no Brasil, por meio de oficinas com profissionais de diferentes áreas do conhecimento e da divulgação dos cursos oferecidos pelo IFSP; a abranger migrantes de outras nacionalidades, de modo a promover maior inserção social dessas crianças e a construção da interculturalidade. sucesso no Brasil, por meio de oficinas com profissionais de diferentes áreas do conhecimento e da divulgação dos cursos oferecidos pelo IFSP; a abranger migrantes de outras nacionalidades, de modo a promover maior inserção social dessas crianças e a construção da interculturalidade.
Por se tratar de um projeto de Extensão, no qual são protagonistas os alunos bolsistas do IFSP e os participantes da comunidade externa, nosso objetivo geral é trabalhar questões educacionais, em uma perspectiva intercultural, com crianças migrantes ou filhas de migrantes. Sendo assim, as práticas pedagógicas são divididas em três grandes áreas:
Letramento Literário:
"A leitura é uma prática social e, diante da escolarização da literatura, precisamos pensar estratégias que tornem significativa a relação entre os educandos e a leitura do texto literário. As propostas de Letramento Literário permitem a problematização das práticas de leitura literária por caminhos interculturais. Pensaremos alternativas metodológicas para a abordagem do literário em sala de aula, em que a multiplicidade cultural seja explorada em diversas formas narrativas e poéticas. Sendo assim, nas práticas didáticas, consideramos a capacidade de interpretação crítica e de interação no processo de formação de leitores, a partir da compreensão intercultural da realidade."
Línguas e Linguagens:
No intuito de valorizar a língua e cultura das crianças imigrantes e ao mesmo tempo colaborar para o sentimento de pertencimento das mesmas em nossa sociedade, a proposta da área de “Língua e Linguagens” é tratar das línguas e “culturas” presentes na vida dos participantes. Alguns de nossos objetivos são tratar das línguas existentes no Brasil e na Bolívia e tratar da cultura e literatura infantil brasileira e boliviana, com foco na questão indígena.
Práticas Corporais:
Essa área foi criada pensando em fazer com que as crianças vivenciem práticas corporais de diferentes culturas e compreendam que os gestos/movimentos dessas atividades são dotados de sentidos e significados. Quando se analisa, vivência, reflete e pensa sobre esses gestos você está compreendendo a cultura que está por trás deles, por exemplo, um dos planos de aula se refere a jogos africanos e enquanto você vivencia as brincadeiras que são realizadas nesse continente é possível fazer várias discussões com os participantes para valorizar aquela cultura.
Vamos analisar, pensar, refletir e debater sobre a cultura das práticas corporais e vivenciar os gestos das danças, lutas, ginásticas, esportes, jogos e brincadeiras para que os participantes consigam ler o mundo de uma forma ampla, analisando as relações de poder que estão por trás da concessão histórica das práticas corporais.
"Acreditamos no potencial dos educadores para construir propostas educativas coletivas e plurais.”
Vera Maria Ferrão Candau
Equipe PertenSer
Rocio,36
Migrante boliviana. Ativista pelos direitos dos migrantes e servidora no IFSP
Idealizadora do projeto.
Helena,39
Doutora em Linguística Aplicada (Linguagem e Educação) - Unicamp e membro do COCAN
Docente voluntária
Daniel,33
Professor de Educação Física do IFSP. Coordenador da área de Práticas Corporais do Projeto.
Cibelle, 42
Professora de Espanhol no IFSP.
Coordenadora da área Educadores de Língua e Linguagens do Projeto
Michelle,37
Professora da área de Letras do IFSP. Coordenadora da área de Letramento Literário e Interculturalidade do Projeto
Fernanda,32
Aluna do primeiro semestre de Letras no IFSP.
Faz parte da área de Práticas Corporais do Projeto.
Rhayssha, 17
Aluna do primeiro semestre de Licenciatura em Química no IFSP. Faz parte da área de Práticas Corporais do Projeto.
Vitória,18
Aluna do terceiro semestre de Gestão de Turismo no IFSP. Faz parte da Divulgação do Projeto
Grazielli,24
Aluna no primeiro semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFSP. Faz parte da Divulgação do Projeto
Agdo,31
Aluno oitavo semestre de Licenciatura em Geografia no IFSP
Faz parte dos Educadores de Língua e Linguagens do Projeto
Paula,27
Aluna do sexto semestre de Licenciatura em matemática no IFSP
Faz parte dos Educadores de Língua e Linguagens do Projeto
Melissa,23
Aluna do oitavo semestre de Geografia no IFSP. Faz parte do Letramento Literário e Interculturalidade do Projeto.
Thamiris, 26
Aluna do sétimo semestre de Licenciatura em Letras no IFSP. Faz parte do grupo de Letramento Literário e Interculturalidade do Projeto.